Diversos medicamentos (remedios) são utilizados para tratar a dor na coluna.
Nenhum deles tem o “poder de cura” das doenças porém fazem parte do tratamento para alívio das dores até que as lesões cicatrizem (contraturas musculares, hérnia de disco, lesões ligamentares, fraturas entre outros), em conjunto com outras medidas de tratamento (fisioterapia, reforço muscular, alongamento, procedimentos minimamente invasivos e cirurgia).
Cada medicamento (remedio) atua em determinada situação de dor na coluna. Existem diversas classes de medicamentos entre eles:
Após a avaliação médica, o médico irá prescrever o medicamento (remedio) que mais “se encaixa” para a sua situação de dor na coluna e irá avaliar se há alguma contra-indicação de uso assim como orientar os efeitos colaterais possíveis.
Utilizamos escalas de dor para avaliar o grau de dor do paciente. A Escala Análogo Visual (EAV) é a mais comumente utilizada.
O paciente pontua a dor entre entre 0 (dor nenhuma) e 10 (dor máxima possível). Este recurso auxilia na avaliação da intensidade da dor assim como na prescrição analgésica.
Nem sempre os medicamentos (remedio) são utilizadas por via oral (comprimidos ou cápsulas).
Podemos utilizar medicações tópicas (gel, creme, pomadas e adesivos) ou via injetável (intramuscular ou endovenoso).
Combinações de vias terapêuticas (oral + tópicas) são estratégias de tratamento da dor na coluna.
Por exemplo: paciente que apresenta uma contratura muscular lombar pode se beneficiar do uso de um antiinflamatório e relaxante muscular assim como adesivos locais por um período curto de tempo.
Outros pacientes com dores crônicas podem se beneficiar do tratamento com antidepressivos e moduladores da dor.
Cada paciente tem sua particularidade, por isso, o mais importante é a realização de uma consulta médica adequada, em que se analise todas as características da dor na coluna, se prescreve o medicamento (remedio) mais adequado (de acordo com a necessidade e o risco/benefício) e que o paciente sempre retorne para uma avaliação de Feedback.
O médico precisa saber se houve algum efeito colateral indesejado ou se a medicação esta sendo efetiva. Caso contrário ajustes de doses ou mudança do plano medicamentoso podem ser necessárias.
A auto-medicação NÃO é recomendada.
Existem outras formas de aliviar a dor na coluna, SEM o uso de medicamento (remedio).
1) Bolsa ou Compressa de Agua Quente: ajuda muito no alivio das contraturas musculares (tensão muscular). Pode ser usada 2-3x por dia por 20 minutos. Sempre use uma toalha entre a bolsa e a pele pois o calor pode "queimar" a pele.
2) Alongamento muscular: Alongamentos leves são recomendados para alivio da tensão muscular. Recomendamos que sejam realizados fora do pico de dor.
3) Massagem: liberação miofascial auxilia no relaxamento da musculatura e na liberação dos pontos de dor.
Existem outras formas de alivio não listadas aqui. Converse com seu médico ou fisioterapeuta.
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.