As articulações facetarias são as "engrenagens" que auxiliam o movimento da coluna vertebral e conectam uma vertebra à outra.
Sem essas articulações não haveriam todos os movimentos que a coluna possui e, por consequência, nossos movimentos estariam limitados. Elas contribuem para o movimento em flexo-extensão (para frente e para trás), assim como para os movimentos laterais e de rotação (combinação).
As articulações podem ficar inflamadas em decorrência de sobrecarga mecânica. Isso quer dizer que caso uma determinada postura ”forçe” demais essa articulação ela fica sobrecarregada. Se isso ocorrer por longo período pode haver a degeneração ou “desgaste” dessa articulação, que é chamado de ARTROSE facetária, deixando essa engrenagem mais rígida e dolorida.
A dor provocada pela inflamação ou artrose, pode ficar localizada próxima da articulação ou irradiar para outras áreas. A inflamação das articulações cervicais (pescoço) pode irradiar até a nuca, a cabeça e até os ombros e escapulas.
Já na região lombar, a dor pode se irradiar para os glúteos (bumbum) ou para a parte posterior da coxa (atras da perna). Essa dor pode ser pior para realizar os movimentos, já que quando se realiza um movimento, a articulação (engrenagem) precisa atuar, e aí a dor aparece.
Para aliviar a dor, o médico pode realizar o procedimento de bloqueio facetário (articulações). Esse procedimento nada mais é do que uma infiltração de medicamentos na coluna. Os medicamentos incluem anestésicos para alivio da dor aguda e anti-inflamatórios potentes (corticóides) para diminuir a inflamação.
A infiltração na coluna tem dupla função. É um tipo de tratamento para o alívio da da dor e da inflamação, mas também é um teste diagnóstico. Com ela o médico pode se certificar de que a dor vem realmente dessa articulação. Se o paciente apresentar mais do que 70% de melhora da dor nas costas, a probabilidade é que realmente a maior fonte da dor seja a articulação.
Também podem ocorrer situações em que o paciente não apresente nenhuma melhora. Nestes casos, a chance da fonte da dor ser a articulação é muito baixa, então o médico seguirá com mais investigações até encontrar a real fonte da dor.
CLIQUE AQUI E VEJA NOSSO VÍDEO DEMONSTRANDO COMO É REALIZADA A INFILTRAÇÃO FACETARIA.
O sacro faz parte da estrutura óssea no final da coluna. São 5 vértebras sacrais que são unidas entre si.
A função do sacro é a sustentação da da coluna e a união entre a coluna e a pelve. Essa união entre a pelve (osso ilíaco ou ilium) e o sacro ocorre através de uma articulação chamada SACRO-ILÍACA ou S.I JOINT.
A articulação sacro-ilíaca é unida por fortes ligamentos na parte anterior e posterior. Esses ligamentos permitem um micro-movimento, entre 2-3mm, em cada articulação.
Quando esses ligamentos são lesionados ou degenerados, sofrendo desgaste natural pelo processo de envelhecimento, a articulação faz movimentos excessivos, o que chamamos de hipermobildade. Esse excesso de movimentos causa inflamação nos ligamentos e um desgaste da cartilagem entre as articulações.
A inflamação gera um processo de dor localizada ou dor que pode se irradiar na região lombar, nos glúteos ou irradiar na parte posterior das coxas.
Pacientes costumam apresentar dor ou dificuldade para se levantar e sentar por causa dessa transição do movimento e/ou gerar uma dor tipo “faixa”, que se estende de um lado da região lombar para outro.
Uma das formas de tratamento dor (inflamação) é o bloqueio de sacro-ilíaca. Esta infiltracao na coluna, na realidade é uma infiltração de medicamentos para diminuir a dor e a inflamação. Anestésicos locais são utilizados assim como o corticóide, que serve para diminuir o processo inflamatório.
Em alguns pacientes o diagnóstico da inflamação na sacroiliaca somente consegue ser realizado através deste procedimento.
Se o paciente apresentar melhora significativa, mesmo que seja temporária, o diagnóstico pode ser firmado. Cada medicamento tem seu tempo de atuação, o que pode influenciar na melhora da dor.
Este procedimento é realizado sob anestesia local, com o paciente acordado, conversando com o médico, sob todos os cuidados de limpeza e desinfecção e de preferencia em um ambiente estéril, hospitalar. O cirurgião necessita do uso de fluoroscopia, raio X portátil, para que a agulha seja posicionada no local correto e a infiltração possa ser efetiva. Um pequeno curativo ou Band-Aid é colocado no local, sendo retirado em 12 horas.
O paciente normalmente é liberado dentro de algumas horas, não sendo necessário a internação hospitalar.
Mesmo sendo um procedimento simples, é necessária uma estrutura adequada e um profissional experiente para realizar o procedimento com toda a segurança e efetividade necessária.
SacroIliaca - articulação que une a coluna a pelve e pode ser causa de dor lombar / costas e glúteo.
Quando pacientes apresentam quadro de dor lombar crônica ou dor aguda, algumas medicações podem ser infiltradas dentro da coluna para o tratamento dor.
A infiltracao na coluna geralmente é chamada de bloqueio.
Algumas medicações são utilizadas para fins diagnósticos, ou seja, para auxiliar o médico a definir o local preciso da dor. Outras medicações podem atuar como forma de tratamento, tanto anestésico quanto antiinflamatório.
Essas infiltrações podem ser realizadas em diversos locais da coluna vertebral, entre eles: o espaço epidural central ou diretamente sobre a raiz nervosa.
O espaço epidural é o local dentro do canal medular onde as raizes nervosas se situam. Este espaço pode sofrer um processo inflamatório decorrente do contato ou compressão por uma hérnia de disco ou pelo processo de envelhecimento natural da coluna, que pode ser chamado de discopatia degenerativa.
Quando as raizes nervosas são comprimidas ou tocadas pelo disco, ocorre um processo inflamatório com dor e inchaço. Se essas raizes estão “inchadas” elas podem aumentar a compressão no local, causando piora da dor e da lesão.
Reduzir a inflamação, que causa a dor e o inchaço, é o objetivo deste procedimento.
O procedimento é realizado com o paciente acordado, pode ser com uma sedação leve e sob anestesia local. A duração do procedimento varia em torno de 10 a 30 minutos, dependendo da quantidade de locais a serem infiltrados. Durante o procedimento, anestésicos locais são injetados com o auxilio de fluoroscopia, raio X portátil, através de uma agulha muito fina. O paciente é liberado para casa após algumas horas utilizando somente um Band-Aid.
Pode ocorrer uma perda de força nas pernas de forma temporária, até 24-48horas, em decorrência do medicamento injetado na coluna.
Em alguns casos, pode se optar por injetar um anti-inflamatório (corticóide) para diminuir o processo inflamatório ao redor das raizes nervosas e aliviar a dor.
A duração ou “validade” do procedimento varia de paciente para paciente e de acordo com o tipo de medicação utilizada. Pode “durar” de alguns dias até semanas.
Por mais simples que seja e mesmo que seja minimamente invasivo, não deixa ser ser um procedimento invasivo e somente um cirurgião qualificado pode realizar.
Consulte com seu médico e tire todas as dúvidas antes de realizar qualquer procedimento.
Bloqueio ou Infiltração Epidural na coluna para alívio da dor e inflamação.
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.