A fisioterapia é a ciência que estuda o movimento humano e atua na prevenção e reabilitação de doenças dos sistemas do corpo humano, proporcionando uma efetiva integração social e melhor qualidade de vida no trabalho, durante os esportes e lazer.
O tratamento começa com uma detalhada avaliação, o que permite o profissional ter um raciocínio clínico para identificar os problemas do paciente, traçar objetivos e direcionar o tratamento.
Existem diversos recursos dentro da fisioterapia para ajudar o paciente, como as Técnicas Passivas e Técnicas Ativas (com a participação direta do paciente).
a) Analgesia: são técnicas de fisioterapia destinadas ao alivio das dores locais e periféricas. As técnicas são: TENS "choquinho", crioterapia (gelo), calor local, laser, ondas curtas, eletroestimulação, entre outras.
- liberações miofasciais: Na fisioterapia, funciona para liberar "soltar" os pontos gatilho (pontos dolorosos), que são pontos de dor e contratura da musculatura e fáscia (miofascial), assim como encurtamentos musculares que causam dor.
- Osteopatia / Quiropraxia: São técnicas de fisioterapia realizadas de forma manual que auxiliam no tratamento para dores da coluna: miofasciais (musculares), encurtamentos, desalinhamentos, dor decorrente de compressão neural por hérnias discais, entre outras. As sessões são realizadas de forma individual por fisioterapeuta especializado na técnica. Podem auxiliar em outras patologias. Discuta com o seu fisioterapeuta sobre o papel dessas técnicas no tratamento da sua dor.
- Tração: Pode ser realizada de forma manual ou com maca de tração eletrônica. Permite o alongamento das estruturas osteoarticulares da coluna vertebral assim como a "descompressão indireta" das estruturas neurológicas.
Ë uma técnica de fisioterapia que auxilia no tratamento para dores por hérnia de disco cervical e lombar assim como compressões do canal e dores de origem de sobrecarga no disco.
Os alongamentos são parte fundamental do tratamento para dor nas costas (cervical/ torácica e lombar). Na maioria das vezes, os pacientes apresentam encurtamentos musculares que ocasionam dor, contraturas e posturas inadequadas.
De uma forma geral, os alongamentos podem ser realizados na fisioterapia ou em casa, de preferencia pela manha assim como o "aquecimento" da musculatura ajudam no alivio da dor durante o dia.
A musculatura do CORE (abdômen, glúteo, lombar, oblíquos e dorsal) auxilia de forma importante no reforço da estrutura da coluna assim como permite os movimentos e postura mais equilibrados.
Pacientes com flacidez (fraqueza) dessa musculatura são mais propensos a sofrer com dores nas costas (cervical, torácica ou lombar). Diversos exercícios simples podem ser realizados para o fortalecimento dessa musculatura chave, entre eles: Academia/ Pilates/ RPG/ Treino Funcional, etc.
Converse na fisioterapia, na academia ou assim como um médico especialista em coluna para ver qual é o melhor exercício que se encaixa para você.
O RPG é uuma técnica de fisioterapia que auxilia de forma importante a correção postural devido a encurtamentos musculares ou articulares assim como a reeducação para diversas posturas e hábitos diários (má postura). Liberações miofasciais assim como fortalecimento e orientações ergonômicas fazem parte do RPG.
As sessões são realizadas de forma individual e é necessário um profissional qualificado para esse tratamento.
Pilates: é uma técnica de exercícios realizados por profissionais da área de educação física habilitados ou fisioterapia habilitados. Desenvolve conceitosimportantes como o fortalecimento da musculatura do CORE (musculatura essencial para a coluna), alongamentos musculares, técnicas de respiração e alinhamento vertebral.
Muitos pacientes com dor nas costas se beneficiam dessa técnica.
Orientações Ergonômicas
a) Laborais: orientação e correção de erros ergonômicos no ambiente de trabalho.
b) Atividades diárias: orientações da fisioterapia para as atividades de vida, exemplos: como carregar um peso, como dormir, como dirigir de forma correta.
Ilustramos as principais técnicas de fisioterapia (RPG, Pilates, etc), outras existem porém não foram detalhadas nessa apresentação. Qualquer dúvida, consulte um fisioterapeuta, faça uma avaliação e tire suas dúvidas.
O mais importante de tudo é que a fisioterapia deve ser realizada de forma PERSONALIZADA, por um profissional qualificado. A relação entre o fisioterapeuta e o paciente deve ser muito próxima para que todos alcancem o mesmo objetivo.
A confiança mútua ajuda de forma expressiva nos resultados.
O fisioterapeuta é um profissional qualificado para realizar a avaliação, prescrever o tratamento fisioterápico e liberar a alta do paciente.
Acreditamos que o trabalho com uma equipe multiprofissional, em que o paciente é o centro das atenções, proporciona os melhores resultados.
Este site usa cookies. Ao continuar a usando-o, você estará concordando com nosso uso de cookies.